segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Poema Enjoadinho

Filhos...Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filho? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

Vinícius de Moraes



domingo, 26 de dezembro de 2010

Cyber segurança.

Uma mudança no comportamento dos programadores de vírus vem chamando a atenção dos usuários e especialistas em segurança digital.
Eles avaliam que hoje o grande objetivo dos hackers não é mais danificar equipamentos e sim roubar informações e para isto passaram a invadir os sistemas de forma silenciosa. Outra caracteristica apontada é o grau de sofisticação atingido que sugere a entrada de grupos organizados e com dinheiro nesta atividade perniciosa.
Portanto, cuidado com e-mails estranhos ou incomuns e com visitas em sites desconhecidos, regras básicas, mas indispensáveis.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Além da Imaginação!!!!!

Quando crianças sempre vimos um desenho ou outro mostrando avanços da ciência como o tele transporte, capas de invisibilidade, transmissões holográficas e tantas outras coisas.
O bom é que este passado vem se materializando aos poucos nos diversos laboratórios de física pelo mundo afora.
O Instituto de Física Britânico, através da seção Physicsworld, listou os 10 maiores descobrimentos do ano de 2010 e dentre eles destaco a capa da invisibilidade descoberta por cientistas dos Estados Unidos, Singapura, Reino Unido e Dinamarca, que conseguiram ocultar objetos milimétricos bi e tri dimensionais; o aprimoramento da transmissão de imagem holográfica de três dimensões e em tempo real, desenvolvida por cientistas do Arizona; o laser acústico que é capaz de penetrar em muitos materiais podendo gerar imagens tri dimensionais de suas estruturas e o funcionamento efetivo do acelerador de particulas LHC - Large Hadron Collider ( Grande Colisor Hádrons), situado entre a França e a Suiça.
Para maiores detalhes siga o link abaixo.

www.iop.org

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Que País é este?

Bom dia!!
O Brasil é atualmente foco de tanto interesse, que nas universidades americanas aumentou em 11% o número de estudantes de português.
Várias são as possibilidades para tal interesse e vão desde os futuros negócios gerados pela copa e olimpíadas até por curiosidade cultural devido ao "surgimento" do País no cenário mundial.
Um abraço.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Música

BBKing, 84 anos de muito talento para todos nós.
Aproveitem ouçam e vejam o clip deste músico fantástico.


Afinal será o futuro?

Ouvi de um economista da FGV que 49% do PIB brasileiro era crédito, isto significa que o nosso consumo/crescimento é fortemente baseado em empréstimos de todo tipo.
Isto isoladamente aponta para um problema, mas o mesmo economista ressalta que parte deste montante esta fortemente aplicado em educação, casa própria e outros consumos de longo prazo e que resultarão em melhoria da condição de vida das pessoas, além de contribuirem positivamente para contrabalancear a nossa baixa poupança interna.
Será este um caminho para o nosso futuro? Creio que sim, mas ele não virá apenas com este tipo de situação, temos de melhorar muito nosso acesso a justiça que segue lenta e defasada em muitos aspectos, temos de aumentar a qualiadae da informaçào que recebemos no dia a dia, temos de aprender a reivindicar o que é ético e não apenas o que nos benificia diretamente, temos de ter acesso a saúde de qualidade como um bem inalienável do ser humano e não como um favor sem conforto, qualidade e dignidade e temos, temos, temos..... Ou seja, é preciso muito trabalho e querer para chegarmos ao futuro idealizado e, para chegarmos bem perto disto, é imperioso aprofundar o acesso a educação, mas não apenas a educação que leva o menino(a) a escola, esta não basta, deve ser a educação que empolga, estimula, muda e nos faz mais humanos e sociais.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Escola

Recentemente tomei conhecimento de uma experiência no campo educacional que está em curso no estado de Pernambuco, são as escolas charter.
Neste modelo, é feito uma parceria entre o Estado e a iniciativa privada, sendo acordado melhorias a serem atingidas que visam o aumento da qualidade do ensino oferecido e do desempenho dos alunos.
O modelo nasceu nos Estados Unidos e vem sendo adotado por países como Nicarágua, Peru, França, Japão e Reino Unido, traz vantagens como a diminuição da burocracia para se manter ou contratar professores e colaboradores, além de maior flexibilidade curricular, permitindo o acréscimo de matérias com maior agilidade, favorecendo a um ensino mais ágil e conteporâneo.
É uma idéia interessante pois a escola se mantém pública para a população, na maior parte dos casos o ingresso é por sorteio, não dispensa a participação do Estado como regulador, pede a participação da socedade organizada para controle e obtenção dos resultados e permite que novas idéias possam proliferar neste campo tão importante para todos nós.
Para mais informações, leiam o reltório sobre a experiência pernambucana no link abaixo.
Um abraço.

http://www.catracalivre.folha.uol.com.br/2010/12/modelos-de-escola-charter/
Bom dia!

O Google segue inovando e cada vez mais presente em nosso dia a dia.
A última novidade é um programa que permite passear pelo corpo humano, visualizando suas estruturas internas nos mínimos detalhes. Porém para se utilizar o programa é preciso ter instalado o navegador Chrome ou nos beta Chrome 9 e Firefox 4, o progroma não roda no Internet Explorer.
Vejam o vídeo de apresentação abaixo.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mais Poesia!

ANINHA E SUAS PEDRAS
Cora Coralina


Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.

E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Crianças??

Ontem, li na revista que sai aos domingos junto com o jornal O Globo, uma matéria que expunha o novo meio de se comemorar aniversários infantis: andando de limusine e bebendo guaraná como se fosse champangne.
Não sou educador ou psicólogo, mas que tipo de ser humano estamos preparando para o futuro da nossa civilização? Serão felizes estes adultos moldados pelo consumo e luxo, desvinculados do mundo real? Senhores pais, estas são necessidades suas ou de seuas filhos?
Ainda trago comigo, as lembranças de um bom banho de mangueira no quintal em dias quentes como o de ontem e da alegria que isto causava.
Adultos não massacrem suas crianças em nome do consumo e da alegria que se compra na TV.