quarta-feira, 23 de março de 2011

Suprema Ficha Limpa

Não ter nada que desabone sua reputação é pré requisito para concurso público de qualquer cargo, por mais elementar que seja.
A lei da ficha limpa veio para ratificar o óbvio, particularmente para um cargo com poder de intervir diretamente na vida da nação. Assim, é difícil compreender como pode ser casuística ou inaplicável imediatamente uma lei com este escopo.
O voto do ministro Fux, do Supremo Tribunal Federal, creio, deve estar absolutamente correto do ponto de vista técnico, mas está também absolutamente errado do ponto de vista moral e temporal.
Já perdemos tempo demais com estas decisões dissociadas das práticas sociais mais modernas que muitos de nós adotamos e desejamos, já permitimos demais, que interpretações gramaticais do texto legal sirvam como manto, para que toda sorte de facínora disfarçado de homem probo, possa se dar bem contrariando a moral necessária para o nosso avanço como civilização e nação.
Não burlar a lei  deve servir para uma decisão do supremo tanto quanto para um candidato a qualquer coisa, a lei da ficha limpa teria de valer, a meu ver, mesmo que não tivesse sido criada.
Mais uma chance perdida.
Um abraço.  

domingo, 20 de março de 2011

O Mundo Mágico de Escher

O CCBB segue nos trazendo belas oportunidades de vermos um mundo novo, apesar de já existir há bastante tempo.
Assim é com a exposição que se encerra no próximo domingo, 27/03, onde diversos trabalhos do arquiteto holandes M.C. Escher(1898-1972), são apresentados com o suporte de um belo documentário sobre a vida do artista e um breve filme em 3D que mostra detalhes de algumas das obras apresentadas.
Vale super a pena ir, por ser, a meu ver, uma exposiçào que nos leva a refletir sobre outras possibilidades , além do nosso cotidiano.
Abaixo, imagem da gravura Côncavo e Convexo e para maiores detalhes sobre o artista vá para o link a seguir.

Um abraço.

sábado, 19 de março de 2011

Discurso x Ação

A mesma europa que hoje se lançou em defesa dos libios, tem entre os seus, muitos que faturam alto com a desgraça alheia.
O sucesso da Alemanha em sair da crise global, se deve em parte, a um forte incremento da venda de armas, de forma legal, mundo afora.
Conforme reportagem do jornal El Pais, edição digital de hoje, dentre os clientes estão Grécia, Turquia e Líbia, do há 42 anos ditador Muammar Gaddafi, que em 2009 comprou  da Alemanha armas em um valor 13 vezes superior ao de 2008. Dentre estes equipamentos, estão dispositivos capazes de bloquear as comunicações por celular e internet, que muito provavelmente foram usados contra os rebeldes libios e a população do país.
A importância disto é nos deixar alerta para a existência de bonzinhos e mauzinhos em qualquer dos lados do mundo, dependendo apenas da conveniência do momento.
Anda faltando um pouco de convicção no mundo.
Um abraço.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Poesia

A poesia abaixo foi escrita por Vinícius de Moraes.

Dialética

É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz
Mas acontece que eu sou triste...

Bom fim de semana para todos!!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Camisa Preta?!?!

A fornedora de uniforme da seleção brasileira de futebol, pode estar preparando um novo kit na cor preta. Este conjunto, segundo o site Ig, teria sido vetado para jogos oficiais.
Não sou ligado em futebol, é muita transação estranha para pouca qualidade de jogo, mas lembrando o Paulinho da Viola no samba Argumento, ouso dizer:

                "Tá legal
                 Tá legal, eu aceito o argumento
                 Mas não me altere o samba tanto assim"

Vejam a foto da possível camisa abaixo.
Um abraço.


terça-feira, 15 de março de 2011

Disputa ecológica

A Coca Cola, buscando um produto menos agressivo ao meio ambiente desenvolveu uma garrafa PET com 30% de plástico produzido a partir da cana. O produto fabricado no Rio Grande do Sul é disponibilizado apenas para as garrafas de 600 ml.
Agora, a sua maior rival mundial, a Pepisco, anuncia o desenvolvimwento de uma garrafa "PET", 100% vegetal e totalmente reciclável. O produto, além de diminuir a dependência da empresa por derivados de petróleo, se utiliza de vegetais diversos, devendo no futuro, utilizar também restos de insumos da cadeia de produção da empresa, como cascas de batatas, laranjas e outros elementos vegetais. As garrafas "PET vegetal " da Pepsico devem ser adotadas em todos os produtos da empresa que necessitam deste tipo de recipiente.
Eis uma disputa empresarial boa para todos, pois na busca por ser a mais ecológica do mercado estas empresas contribuem para o meio ambiente e para a civilização, com novas tecnologias e formas de fazer negócio.

domingo, 13 de março de 2011

Poesia

O poema abaixo é de autoria de Manuel Bandeira e foi publicado em 1948, no livro Belo Belo.

NEOLOGISMO

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.

sábado, 12 de março de 2011

IPod apaga!

Nestes dias, quando utilizava um modelo de Ipod touch da quarta geração, o dispositivo simplesmente apagou.
Me refazendo do susto, comecei a pensar como um aparelho com cerca de 4 dias de uso poderia dar defeito assim: apagar durante o uso e não religar.
Em uma busca rápida na internet, descobri que este problema já ocorre à bastante tempo, sendo sua solução relativamente fácil, bastando pressionar simultâneamente o botão on-off e o botão home por cerca de 10 segundos, assim você esta dando um reset no aparelho que volta a funcionar normalmente.
Impressiona porém, como um equipamento tão sofisticado e renomado, em sua quarta geraçào, ainda apresente este tipo de problema.
Um abraço.

Mais samba.

No ano de 1981, a Portela trouxe para avenida este belo samba, que entrou para história dos grandes sambas de enredo. Ouçam com atenção a bela letra nesta interpretação belíssima de Maria Bethânia.




quarta-feira, 9 de março de 2011

Reciclagem: um grande negócio

Com a nova legislação sobre a destinação dos resíduos sólidos no Brasil, abrem-se grandes oportunidades de novos negócios, isto porque, no médio prazo, teremos o fim dos lixões que serão substituídos por aterros sanitários que exigem grandes obras de engenharia; o lixo terá de ser (re)processado antes do descarte final estimulando a coleta seletiva, no Brasil apenas 8% dos municipios possuem coleta seletiva; fomentando desta forma a indústria de reciclagem que hoje é ainda muito pequena, SP recicla de 3 à 4% e o RJ cerca de 1% do seu lixo. Está preocupação em reciclar atende também a necessidade de redução do volume a ser descartado, pois, hoje, já faltam áreas para despejo do lixo produzido e se nào houver uma diminuição da carga desprezada, onde no futuro iremos depositar os resíduos produzidos por nossa sociedade.

terça-feira, 8 de março de 2011

Segue o carnaval

Eis um samba enredo inesquecível, este da União da Ilha, de 1982, regravado pelo Monobloco.
Vejam vale a pena.

Carnaval

Apesar das novidades do carnaval, não posso esquecer de alguns sambas, como este do lorde do samba, Paulinho da Viola.

sábado, 5 de março de 2011

Mas o quanto falta...!

Sempre que falo no quanto andamos e no quanto nos falta andar como sociedade, fico a procura de um exemplo que fuja do padrão.
Andando pela rede, encontrei o vídeo abaixo, onde policiais dinarmaqueses estão atuando de forma a motivar os cidadãos a utilizarem capacete quando estão andando de bicicleta.
Observem atentamente e vejam, sem pessimismo é claro, o quanto ainda temos de andar.
Um abraço e bom carnaval.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Inflação Mundial

A FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, alerta para o forte aumento do preço dos alimentos básicos em todo o mundo. Este aumento é motivado por diversos fatores como forte demanda, especulação financeira, problemas climáticos e a atual crise dos países árabes.
O fato é que isto pode agravar o quadro de miséria em diversos cantos do mundo além de afetar nosso bolso quando vamos às compras, embora seja o Brasil um grande produtor.