sábado, 28 de maio de 2011

Médicos Sem Fronteiras - Inteligência e Sensibilidade

A ONG Médicos sem Fronteira bolou uma campanha simples e eficiente, portanto excepcional, para arrecadar fundos e chamar à atençào das pessoas sobre alguns dos muitos problemas que nos cercam e não vemos.
Intitulada "Pastillas Contra el Dolor Ajeno" (Pastilhas Contra a Dor Alheia), foi desenvolvida e aplicada na Espanha com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento de 4 doenças em comunidades pobres da África e outros continentes.
As doenças escolhidas estão entre as que não despertam grande interesse econômico e por isto muitas vezes ficam relegadas a um segundo plano.
Certamente no Brasil, temos muitas doenças endêmicas de pouco apelo comercial que poderiam ser atacadas com iniciativas sérias, simples e objetivas como esta.
E esta campanha mostra como a solidariedade pode e deve ser praticada de forma simples e consciente. 
Vejam nos vídeos abaixo o conceito da campanha e um dos belos vídeos vínculados.
Um abraço. 


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Impunidade

Fico  a vontade para falar disto, pois em posts anteriores afirmo que para evoluirmos precisamos de justiça igualitária e ágil.
O caso do jornalista Pimenta Neves é o retrato claro da diferença que nossa justiça faz entre quem tem dinheiro e influência e quem não tem.
Depois de confessar um crime torpe e covarde, o cidadão Pimenta Neves conseguiu manobrar na justiça uma liberdade de 11 anos, tempo que levou entre a primeira sentença e a decisão do STF.
Tal situação não acontece com um cidadão de menor influência e com menos recursos, neste caso, a sentença começaria logo após a confissão com prisões preventivas e outras coisas mais.
Não tenho duvida que uma das marcas mais evidentes do nosso atraso e da nossa dificuldade em avançar para o futuro reside aí, nesta justiça ultrapassada, desigual, disforme, ambígua, cara e empolada que temos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Poesia: Martha Medeiros

De Cara Lavada

hoje me desfiz dos meus bens
vendi o sofá cujo tecido desenhei
e a mesa de jantar onde fizemos planos

o quadro que fica atrás do bar
rifei junto com algumas quinquilharias
da época em que nos juntamos

a tevê e o aparelho de som
foram adquiridos pela vizinha
testemunha do quanto erramos

a cama doei para um asilo
sem olhar pra trás e lembrar
do que ali inventamos

aquele cinzeiro de cobre
foi de brinde com os cristais
e as plantas que não regamos

coube tudo num caminhão de mudança
até a dor que não soubemos curar
mas que um dia vamos

domingo, 15 de maio de 2011

Qual a Língua Correta do MEC? Português?

Notícia nos jornais de hoje, seja em editoriais ou em reportagens convencionais, a distribuição pelo MEC de livros que admitem o uso inculto da nossa língua, de fato assusta.
É certo que a língua evolui com o passar do tempo e os costumes do povo que a usa, mas admitir como possível erros ou usos exdrúxulos apenas com este argumento é relativizar muito o que temos e conquistamos a duras penas.
Sem contar que, na hora H, quando o sujeito se apresenta para trabalhar ou para disputar uma vaga com um nível de exigência maior e possivelmente um salário também maior, a sua falta de habilidade no uso da língua vai funcionar como um impeditivo, pois na vida real, no dia a dia, estas aberrações são muito menos aceitas do que fingem/imaginam acreditar os nossos tecnocratas e moderninhos de plantão em seus gabinetes e grupos. Inclusive porque, eles mesmos, não se permtem  usar, nós vai fazer de qualquer jeito, em suas vidas cotidianas. 
É melhor seguir estudando, lutando e trabalhando para melhorar do que definir como correto aquilo que não é.

domingo, 8 de maio de 2011

Domingo no Municipal

Poder ouvir um conjunto como a Hannover Chamber Orchestra em um belo teatro como o Municipal do Rio de Janeiro, tocando composições de Mozart, Vivaldi e outros clássicos é de fato um grande presente.
A apresentação dos 12 músicos de diversas nacionalidades foi impecável com um programa muito bem escolhido.
E poder ouvir isto, pagando apenas 1 real por pessoa, é algo quase inacreditável. Este projeto, Domingo no Municipal, acontece já há bastante tempo e proporciona apresentações magníficas, sempre às 11 da manhã.
Vale muito a pena acompanhar a programação e ir a um dos espetáculos agendados.
No clipe abaixo uma das peças do programa de hoje: Concerto para Quatro Violinos em si menor de Antonio L. Vivaldi. 

sábado, 7 de maio de 2011

Tom Jobim

Two Kites é uma destas pequenas pérolas que pouco ouvimos deste grande músico Tom Jobim.
Aproveitem e bom fim de semana.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cony

"O homem não pode trair o escritor, mas o escritor deve sempre trair o homem"
Carlos Heitor Cony.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Domingo

Malucos brigam por causa de futebol no Rio: 1 morto e 10 baleados.
Bim Laden: morto, depois de tantos mortos.
Domingo sangrento.

domingo, 1 de maio de 2011

IPhone e IPad

Na semana passada o jornal Folha de São Paulo informava em uma reportagem que a Foxcomm, fabricante dos produtos Apple, tinha com seus empregados uma relação das piores, com trabalho excessivo, baixos salários, alta pressão por produtividade e péssimas condições que levariam, inclusive, a altas taxas de suicídios a ponto de serem instaladas grades e redes de proteção para se evitar tal situação.
Hoje, o jornal espanhol El Pais, em sua edição digital, confirma as denúncias a partir do trabalho de três ONGs e acrescenta alguns dados, como um salário de 141 euros por mês (329,65 reais) para uma jornada de 48 horas semanais, dando cerca de 0,73 centavos de euro por hora (1,70 reais). Junte-se a isto a pressão para realização de horas extras e a absoluta falta de leis de proteçào ao trabalhador chinês.
Não me surpreende, mas me indigna como uma empresa de produtos tào sofisticados se permita ter um fornecedor que trata seus empregados desta forma tão tacanha e que globalize para uns poucos as práticas trabalhistas já abolidas em seu país de origem. E saibam, esta denúncia não é nova, só que os comunicados e a força do mercado a tornaram opaca.
Hoje, dia 1 de maio, não é o dia do trabalho e sim o dia do trabalhador e este merece em qualquer canto do mundo, respeito e paz para que possa produzir e prosperar como seus patrões e contratantes.