domingo, 29 de abril de 2012

Recordar é viver: Código Cabral (1) - 4/7/2011

“Sempre procurei separar minha vida privada da minha vida pública”. (Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro)
Dono de um patrimônio avaliado em 30 bilhões de dólares, apontado pela Revista Forbes como a 8ª pessoa mais rica do mundo, o empresário Eike Batista pode emprestar a quem quiser seu jato Legacy de 26 milhões de dólares. Mas nem todo mundo pode aceitar o empréstimo.
Como homem público, o governador Sérgio Cabral, por exemplo, não poderia.
Sabia-se que em outubro de 2009, Cabral voou no jato de Eike para assistir em Copenhague ao anúncio da escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016.
Soube-se que ele voou no mesmo jato para passar recente fim de semana em Porto Seguro, que culminou com a queda de um helicóptero e a morte de sete pessoas.
Agora se ficará sabendo que pelo menos uma outra vez Cabral voou à custa de Eike. No mesmo Legacy. E que não foi um vôo de ida e volta a algum lugar. Foi um vôo cheio de idas e voltas. Um vôo excepcional. Que mobilizou o jato de Eike durante uma semana. E que provocou uma canseira braba nos que o pilotaram.
Dia 3 de dezembro do ano passado. Estava de malas prontas para voar em avião comercial com destino a Bahamas, paradisíaco arquipélago do Caribe, uma parte da família do empresário Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta Construções, e de contratos com o governo do Rio no valor de R$ 1 bilhão.
Jordana, mulher de Fernando, um filho de três anos de idade e a babá dele acabaram convidadas a acompanhar Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, seus dois filhos Thiago e Mateus, e a duas outras babás que também viajariam a Bahamas. No jato de Eike, o grupo decolou do aeroporto Santos Dumont por volta das 20h.
O vôo de Fernando correu sem incidentes. Com ele seguiram sua mãe, a filha mais velha, o secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, e mais a sogra de Côrtes, a mulher, duas filhas e duas babás.
O vôo de Jordana e de Adriana Ancelmo posou em Manaus para que os passageiros apresentassem os documentos de saída do Brasil. E aí...
Aí deu rolo. O filho de Jordana estava sem o documento assinado pelo pai autorizando-o a deixar o país. Agentes da Polícia Federal foram inflexíveis no cumprimento da norma. Não cederam sequer diante de um pedido feito por Cabral, que telefonou para eles. Como o impasse foi resolvido? Muito simples.
Adriana Ancelmo, os dois filhos e suas babás retomaram o vôo para a Bahamas. Jordana, o filho e a babá ficaram em Manaus à espera do documento que lhes permitiria continuar a viagem. O documento chegou a Manaus dois dias depois.
O jato de Eike, que esperava o desfecho do caso na Bahamas, voltou a Manaus.
Dali, com os passageiros remanescentes, novamente voou para Bahamas. Faltava alguém para completar a lista daqueles que haviam combinado passar uma semana de férias num dos mais luxuosos complexos turísticos da Bahamas. Quem? Ora, Cabral! E lá se foi o jato de Eike buscá-lo no Rio, juntamente com três agentes de segurança.
E outra vez o jato decolou para Bahamas, onde Cabral pôde encontrar mulher, filhos, babás, Cavendisk, Cortês, respectivos familiares e... babás, é claro.
Os Cabral e Cavendisk ocuparam duas espaçosas suítes, uma em frente da outra. Desfrutaram de dias ensolarados, de mar de água tépida e de muito sossego.
Depois de sete dias, a contar da chegada a Bahamas pela primeira vez do jato de Eike, teve início à viagem de volta. Os que haviam ido em vôo comercial desembarcaram no Rio em vôo comercial. Os que voaram nas asas de Eike retornaram nas asas dele – salvo os agentes de segurança de Cabral, passageiros de outro vôo.
Custa crer que na semana passada Cabral tenha dito que encomendou um código de conduta para ser respeitado por ele nas suas relações com empresários. Um código capaz de orientá-lo na hora de separar o público do privado.
Seria preciso um código para vetar por imoral a alegre vilegiatura de Cabral na Bahamas? Por suposto, não!
Cabral, o Pedro, descobriu o Brasil. Que agora descobre Cabral, o Sérgio.

O texto acima foi retirado do Blog do Noblat, postado em 29/04/2012. Para ler o original click no link abaixo:

Nota do Conversando: custa crer que foi preciso uma cachoeira de denúncias para os jornalistas cariocas começarem a enxergar o Governador, seus secretários e a acharem pouco conveniente esta relação estado-negócios tão próxima.
Afinal, depois de 6 anos de elogios, o que mudou?

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Poesia: Ferreira Gullar

Cantiga para não morrer


Quando você for se embora,

moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa

me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa

por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa

por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

OPINIÃO - El suicidio económico de Europa

RETIRADO DO SITE DO JORNAL EL PAIS, 22/04/2012. PARA VER O ORIGINAL VÁ PARA:

La semana pasada, The New York Times informaba de un fenómeno que parece extenderse cada vez más en Europa: los suicidios “por la crisis económica” de gente que se quita la vida desesperada por el desempleo y las quiebras de las empresas. Era una historia desgarradora, pero estoy seguro de que yo no era el único lector, especialmente entre los economistas, que se preguntaba si la historia principal no será tanto la de las personas como la de la aparente determinación de los líderes europeos de cometer un suicidio económico para el continente en su conjunto.
Hace solo unos meses albergaba algo de esperanza respecto a Europa. Es posible que recuerden que a finales del pasado otoño Europa parecía estar al borde de la crisis financiera, pero el Banco Central Europeo, homólogo europeo de la Reserva Federal estadounidense, acudió al rescate. Ofreció a los bancos europeos unas líneas de crédito indefinidas siempre que presentaran bonos de los Gobiernos europeos como garantía, lo que ayudó directamente a los bancos e indirectamente a los Gobiernos, y puso fin al pánico.
La cuestión por aquel entonces era saber si esta acción valiente y eficaz sería el inicio de un replanteamiento más amplio, y si los líderes europeos usarían el oxígeno que el banco había insuflado para reconsiderar las políticas que llevaron las cosas a un punto crítico en primer lugar.
Pero no lo hicieron. En vez de eso, persistieron en sus políticas y en sus ideas que no dieron resultados. Y cada vez resulta más difícil creer que algo les hará rectificar el rumbo.
Ya no se puede hablar de recesión; España se encuentra en una depresión en toda regla
Piensen en la situación en España, que actualmente es el epicentro de la crisis. Ya no se puede hablar de recesión; España se encuentra en una depresión en toda regla, con una tasa de desempleo total del 23,6%, comparable a la de EE UU en el peor momento de la Gran Depresión, y con una tasa de paro juvenil de más del 50%. Esto no puede seguir así, y el hecho de haber caído en la cuenta de ello es lo que está incrementando cada vez más los costes de financiación españoles.
En cierta forma, no importa realmente cómo ha llegado España a este punto, pero por si sirve de algo, la historia española no se parece en nada a las historias moralistas tan populares entre las autoridades europeas, especialmente en Alemania. España no era derrochadora desde un punto de vista fiscal; en los albores de la crisis tenía una deuda baja y superávit presupuestario. Desgraciadamente, también tenía una enorme burbuja inmobiliaria, que fue posible en gran medida gracias a los grandes préstamos de los bancos alemanes a sus homólogos españoles. Cuando la burbuja estalló, la economía española fue abandonada a su suerte. Los problemas fiscales españoles son una consecuencia de su depresión, no su causa.
Sin embargo, la receta que procede de Berlín y de Fráncfort es, lo han adivinado, una austeridad fiscal aún mayor.
Esto es, hablando sin rodeos, descabellado. Europa ha tenido varios años de experiencia con programas de austeridad rigurosos, y los resultados son exactamente lo que los estudiantes de historia les dirían que pasaría: semejantes programas sumen a las economías deprimidas en una depresión aún más profunda. Y como los inversores miran el estado de la economía de un país a la hora de valorar su capacidad de pagar la deuda, los programas de austeridad ni siquiera han funcionado como forma de reducir los costes de financiación.
Lo que es realmente inconcebible es mantener el rumbo actual e imponer una austeridad cada vez más rigurosa
¿Cuál es la alternativa? Bien, en la década de 1930 —una época cuyos detalles la Europa moderna está empezando a reproducir de forma cada vez más fiel— el requisito fundamental para la recuperación fue una salida del patrón oro. La medida equivalente ahora sería una salida del euro, y el restablecimiento de las monedas nacionales. Pueden decir que esto es inconcebible, y que sin duda alguna sería enormemente perjudicial tanto económica como políticamente. Pero lo que es realmente inconcebible es mantener el rumbo actual e imponer una austeridad cada vez más rigurosa a países que ya están sufriendo un desempleo de la época de la Depresión.
Por eso, si los líderes europeos quisieran realmente salvar al euro estarían buscando un rumbo alternativo. Y la forma de dicha alternativa es en realidad bastante clara. Europa necesita más políticas monetarias expansionistas, en forma de buena disposición —una buena disposición anunciada— por parte del Banco Central Europeo para aceptar una inflación algo más elevada; necesita más políticas fiscales expansionistas, en forma de presupuestos en Alemania que contrarresten la austeridad en España y en otros países en apuros de la periferia europea, en vez de reforzarla. Incluso con esas políticas, los países periféricos se enfrentarían a años de tiempos difíciles, pero al menos existiría alguna esperanza de recuperación.
Sin embargo, lo que estamos viendo en realidad es una falta de flexibilidad absoluta. En marzo, los líderes europeos firmaron un pacto fiscal que establece de hecho la austeridad fiscal como respuesta ante todos y cada uno de los problemas. Mientras tanto, los principales directivos del banco central insisten en recalcar la voluntad del banco de aumentar los tipos a la más mínima señal de una inflación más elevada.
Por eso resulta difícil evitar una sensación de desesperación. En vez de admitir que han estado equivocados, los líderes europeos parecen decididos a tirar su economía —y su sociedad— por un precipicio. Y el mundo entero pagará por ello.

Paul Krugman, premio Nobel de Economía 2008, es catedrático de la Universidad de Princeton.
Traducción de News Clips.
© 2012 New York Times News Service

sábado, 21 de abril de 2012

Nossos Holocaustos

Cristovam Buarque
Artigo para o jornal O Globo – publicado em 21/04/2012

Nesta semana, o Brasil comemorou o Dia do Índio. Para a maioria da população, este é um dia de folclore. Mas, na verdade, é um momento de reflexão sobre o holocausto que cometemos contra as nações indígenas. A história do Brasil é, em parte, a história de um longo holocausto que ainda não terminou.
De 4 a 6 milhões de indígenas que habitavam o Brasil e viviam em harmonia com a natureza, hoje apenas 817 mil sobrevivem (Censo de 2010). Eles foram sendo mortos pelo excesso de trabalho, pela fome e mesmo pela caça que os tratava como animais. E hoje a maior parte vive na mais absoluta miséria, sem terras e sem uma política pública eficiente por parte dos governos.
Pode ter sido um holocausto mais lento, não menos doloroso e imoral do que a brutalidade cometida pelos nazistas contra o povo judeu, ao considerarmos toda a dimensão da tragédia indígena. E no nosso caso, o holocausto continua sendo feito por represas, estradas e garimpos, que matam índios, provocando alcoolismo e suicídio, e destruição de seus habitats e etnias.
Mas esse não foi nosso único holocausto. Ao longo de 300 anos, desde quando chegaram aqui os primeiros escravos africanos, até 1888, quando foi proclamada a Abolição da Escravatura, pelo menos quatro milhões de seres humanos foram arrancados da África e trazidos para o Brasil, onde foram sacrificados no trabalho forçado, tratados como mercadoria, sem direito aos filhos, tratados como mobiliários ou ferramentas.
Considerando também aqueles que aqui nasceram e continuaram escravos, podemos estimar em dezenas de milhões os negros tratados como animais na vida, vítimas de um maldito holocausto brasileiro. Mas, se há 124 anos este holocausto terminou, a face mais brutal da escravidão explícita dura até hoje. Seus descendentes enfrentam a exclusão social que já não pode ser chamada de holocausto, mas não deixa de ser um crime social, em um país onde as boas escolas são dos brancos e as prisões para os negros.
Porém, este não é o último dos nossos holocaustos. A cada ano, mais de 42 mil brasileiros morrem por acidentes de trânsito e outros 50 mil são assassinados. Embora não se possa ter um responsável direto como foram os nazistas, os exploradores de índios e os escravocratas dos negros podem ser responsabilizados pelo sistema social e econômico que provoca esse holocausto. O responsável maior é o sistema consumista, desigual, com prioridades imorais, com pessoas por trás tomando decisões, como havia na Alemanha nazista.
Todos os holocaustos da história, inclusive aquele dos nazistas contra os judeus, são tolerados pelas leis vigentes, e só viram crimes contra a humanidade quando deixam de ser contemporâneos e passam a serem fatos analisados pela história.
Por isso, o Brasil não vê como um holocausto a condenação de 250 mil meninas que vivem na prostituição, sacrificando não apenas a dignidade e o futuro delas, mas também a vida. Nem considera holocausto o crime contra os milhões de meninos e meninas excluídos de uma educação decente com qualidade, condenados a sobreviverem na miséria e na exclusão por falta dos instrumentos necessários para entenderem e enfrentarem o mundo moderno. A cada minuto de ano letivo, 60 crianças abandonam a escola apenas por serem pobres, são descartadas à margem da vida digna, como os escravos mortos eram jogados para fora dos navios negreiros e os judeus eram jogados nas câmaras de gás.
Por sua ausência ou por sua ineficiência, a Escola brasileira é um crematório de cérebros. Funciona como um forno, cremando perseguidos e excluídos. Quem observa este maldito fato na perspectiva de hoje, o vê apenas como uma fatalidade, talvez lamentável, mas sem a percepção do holocausto contra as crianças e o futuro delas. Portugueses e brasileiros da colonização não viam o holocausto que era feito ao lado deles contra os índios, ou aquele feito contra os escravos. Para eles, índios e escravos não tinham alma, para os brasileiros de hoje, crianças pobres não têm direito à escola igual àquelas pagas pelos pais que podem pagar.
O Dia do Índio pode ser um dia de simples lembrança de que temos ainda sobreviventes indígenas, mas pode ser também um dia de memória dos holocaustos antigos e dos dias de hoje da sociedade brasileira, de cada hora e minuto nos tempos atuais: o Dia do Índio é o Dia dos Nossos Holocaustos.

*Cristovam Buarque é professor da UnB e senador pelo PDT-DF

Só feriado na Rio+20

Acabo de ler que o prefeito do Rio vai propor feriado e ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22 de junho, devido a realização da Rio+20. Tal solicitação atende a um pedido do governo federal e visa minimizar os transtornos a população devido a presença de chefes de Estados e seus esquemas de segurança.
Ocorre que neste Estado em particular, já temos uma enorme quantidade de feriados, devidamente alongados com os pontos facultativos distribuídos pelos nossos governantes, sem que se avaliem as reais dimensões deste hábito carioca/brasileiro.
Vejamos: este já será um fim de semana prolongado, pois segunda é feriado de São Jorge, daqui a exata uma semana teremos o feriado do dia 1 de maio que será precedido, provavelmente, de outro ponto facultativo por cair numa terça feira, faz duas semanas tivemos o feriado da Semana Santa que durou quatro dias, já que na quinta, dia 5/04 foi ponto facultativo. E não estou contando o carnaval e os próximos que virão. Ou seja, neste breve relato já perdemos três dias; caso a proposta do prefeito vingue, perderemos então 6 dias, já que as datas citadas caem respectivamente numa quarta, quinta e sexta feira.
Estes atos, aparentemente sem grandes consequências, trazem junto consigo uma série de problemas para a população em geral e os mais pobres em particular, como: diminuição do números de dias de aula e do tempo de permanência em sala de aula, alteração para mais tarde das datas de consultas e procedimentos médicos em ambulatórios e hospitais que são marcadas com meses de antecedência e que não serão realizadas, diminuição do tempo de trabalho das intituições judiciárias com aumento ou manutenção da sua famosa letargia, maior dificuldade de acesso aos orgãos públicos devido ao menor tempo trabalhado, etc.
Se queremos ser grandes de verdade, temos de criar já, uma mentalidade onde trabalhar valha a pena por ser compensador financeiramente e socialmente, onde ter a cidade funcionando para seus cidadãos seja sempre uma prioridade, onde se possa realizar um evento sem termos de mudar nossa rotina, onde um dia de escola a menos não seja uma banalidade e onde os governantes se sintam envergonhados de cabular dias de trabalho útéis e necessários a todos.
Um abraço

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sobram barreiras, falta união.

Não sou especialista em segurança, ao contrário, sou expert em insegurança.
Mas andando pelo Rio e pelo Brasil noto algo que imagino ser uma prática sem lógica das nossas instituições do setor segurança pública.
Aqui aos delitos são categorizados, cabendo a cada orgão exclusivamente o dever e direito de repreender o infrator. 
Como exemplo, cito o carro estacionado sobre a calçada, que quando visto, só será abordado por um guarda municipal, pois a PM, se vê, nada faz, pois esta não é uma atribução dela, independente do incômodo e da pertubação que a atitude mal educada do infrator cause.  Se neste caso, o policial ao menos ligasse e informa-se a guarda municipal onde o problema ocorre já teríamos um avanço.
Creio que este simples exemplo pode ser apenas um de muitos; a própria lei seca aqui no Rio, reúne diversos orgãos, já que um só não pode atuar de forma ampla sobre os infratores flagados em vários delitos.
Não sou especialista neste assunto, repito, mas creio que se os nossos políticos e governantes tratassem a questão como um grande problema, que necessita de uma atuação conjunta e sinérgica dos orgãos responsáveis - sem feudos de atuação - talvez conseguissemos uma sociedade mais organizada, educada e com menos violência.
Um abraço. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tecendo a manhã

João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes 
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.


E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã)que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão. 

domingo, 1 de abril de 2012

Poesia: Aquí

«La vida en la tierra sale bastante barata.

Por los sueños, por ejemplo, no se paga ni un céntimo.

Por las ilusiones, sólo cuando se pierden.

Por poseer un cuerpo se paga con el cuerpo».
W. SZYMBORSKA, Aquí

Informação Escondida

Neste sábado, dia 31, uma arquiteta foi morta e um carro foi atingido por tiros dados por ladrões que roubarem um outro carro no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro.
A arquiteta e o carro foram atacados no Alto da Boa Vista, no trajeto entre a Barra da Tijuca e a Tijuca, localidade que já conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora e faz parte de um cinturão imaginário de segurança.
Ocorre que tal notícia, mostra mais uma vulnerabilidade deste sistema de segurança que apesar de baixar os diversos indíces de criminalidade, está longe de ser a panáceia divulgada.
E, mais curioso ainda, é que praticamente só o jornal O Dia, versão digital, vem dando cobertura ao caso, contrastanto com o mais absoluto silêncio dos demais, particularmente dos mais engajados com o atual governante do Estado.
Se minha percepção quanto ao silêncio estiver correta, significa que estamos ainda longe de termos uma cidade para todos, pois se não podemos ver as falhas existentes, e a imprensa livre é fundamental para isto, não poderemos questionar e cobrar as soluções necessárias.