segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pirataria

No fim de 2010, duas notícias chamaram minha atenção: 1) a França havia emitido as primeiras mil notificações para usuários da internet que foram identificados fazendo download ilegal e 2) a Espanha discutia a não aprovação da lei Sinde, que tentava criar regras para o combate a pirataria na internet.
Eis um tema polêmico que merece ser discutido, pois não se pode negar alguma recompensa para aquele que faz e produz algum bem cultural.
A pergunta que faço é: quanto se pode ou se quer pagar por isto?
Já faz um bom tempo ouvi de um interlocutor a justificativa do preço como motivador do uso da pirataria e vi aqui no Brasil, uma grande rede de varejo acabar com seus estoques de CDs no fim do ano de 2010, usando de uma tática inovadora: vender a preços entre 10 e 14 reais.
É certo que o tema envolve outras variáveis, principalmente éticas, mas possivelmente se os preços cobrados pelos bens culturais forem menores, se esta cadeia de valor for reorganizada de forma a comtenplar quem cria e produz com redução do custo de prateleira, muita gente boa por aí vai comprar seu CD original, antes de baixar ou pagar por um pirata.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações!!
Obrigado por seu comentário, ele é muito bem vindo. Desejo deixar claro que publicarei apenas os comentários que não possuam conteúdo discriminatório de qualquer tipo e que não façam uso de palavrões ou termos de igual categoria. Comentários sem nome e e-mail para contato não são bem vindos.
No mais, aproveite para conversar e trocar ideias à vontade.
Um abraço.
Wilson Pessanha