quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ano Novo

Saudações!!!
Estive viajando e tive a oportunidade de visitar Porto Seguro e arredores, onde já não ia desde 1995.
Muita coisa mudou, espaços urbanizados, calçamento na charmosa Arraial D' Ajuda com a presença de um sofisticado comércio de alimentos e vestuário, neste outrora simples lugarejo.
Trancoso, também urbanizada, traz uma sofisticação leve junto com seu charme de lugar do interior. Lá, pude participar da festa de São Sebastião, padroeiro da localidade, quando então conheci um samba de raiz, chamado de "Samba dos Velhos" que entoado e tocado em uma roda de batuqueiros e cantadores revela um inusitado encanto. A praia segue como sempre: quente, linda e imperdível.
Apesar destas e outras tantas coisas boas, vi com preocupação a forte expansão da plantação de eucaliptos no sul da Bahia, a informação da falta de chuvas na região nos últimos três meses, falhas na urbanização local (Arraial não possui rede pluvial) e o relato de alguns hoteleiros sobre a diminuição do turismo na região, apesar da forte expansão imobiliária.
Ainda assim, vale a pena ir até lá tomar um açaí e jantar em um dos restaurantes da rua Mucugê em Arraial, comer uma pizza na pizzaria Maluco Beleza em Trancoso e passear sem compromisso pelos muitos locais deste belo canto do Brasil.
Um abraço.

Na 1ª foto acima, temos o Monte Pascoal visto da BR 101 e nas a seguir, a roda do "Samba dos Velhos" na casa da Festa de Trancoso e ao ar livre, no "Quadrado", durante as comemorações de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações!!
Obrigado por seu comentário, ele é muito bem vindo. Desejo deixar claro que publicarei apenas os comentários que não possuam conteúdo discriminatório de qualquer tipo e que não façam uso de palavrões ou termos de igual categoria. Comentários sem nome e e-mail para contato não são bem vindos.
No mais, aproveite para conversar e trocar ideias à vontade.
Um abraço.
Wilson Pessanha