sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Perpectivas

No dia 27/01, na Capela Ecumênica da UERJ, o diretor de exploração e produção da Petrobrás, sr. Guilherme Estrella, fez colocações verdadeiramente animadoras.
Ele iniciou afirmando que o Brasil está em um momento diferenciado, qualificado, dando ao país uma nova condição no cenário mundial. E um dos fatos que motiva isto, hoje, é a nossa capacidade de responder as necessidades enegéticas em um futuro próximo, entrando neste contexto a descoberta do pré sal.
Algumas de suas afirmativas importantes:
- O mundo ainda vai depender e muito do petróleo para funcionar;
- O consumo energético do mundo deve aumentar, até 2030, em 40%;
- O consumo brasileiro para o período deve ter um aumento de 120%;
- Toda a discussão sobre o pré sal é muito maior do que aparece, pois envolve estratégia de Estado, já que o mundo está chegando ao limite das fronteiras de descoberta, exploração e produção de petróleo.
Outro ponto importante, foi a afirmativa de não haver barreira tecnológica para exploração do pré sal, falta, segundo ele: " aprimorar e baratear as tecnologias existentes". Para isto, é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento, trabalho este que pode ser realizado em parceria com as universidades.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações!!
Obrigado por seu comentário, ele é muito bem vindo. Desejo deixar claro que publicarei apenas os comentários que não possuam conteúdo discriminatório de qualquer tipo e que não façam uso de palavrões ou termos de igual categoria. Comentários sem nome e e-mail para contato não são bem vindos.
No mais, aproveite para conversar e trocar ideias à vontade.
Um abraço.
Wilson Pessanha