domingo, 17 de abril de 2011

Retrocedendo??

A França alegando questões de segurança barra um trem na fronteira com a Itália lotado de imigrantes africanos, na Finlândia, o partido de ultra direita que  prega uma dura atitude anti imigração, o não apoio ao pacote de medidas econômicas para ajudar Portugal  e  a ideia de que a UE é a origem de todos os males obtém expressiva votação nas eleições finlandesas deste domingo.
Estes movimentos nacionalistas sempre aparecem com mais força nos momentos de crise, particularmente as crises econômicas, mas fica mais evidente uma alteração de rumo do pensamento coletivo quando vemos este tipo de discurso prevalecendo em um país rico e socialmente "justo" como a Finlândia, detentora de um alto IDH.
O que preocupa é que a Europa desenvolveu e balizou muitas das ideias de equidade social por nós conhecidas e de certa forma desejadas, mas o atual movimento, se prevalecer, pode se tornar precursor ou motor do avanço ainda maior de um liberalismo mais agressivo, basicamente por não haver um contra ponto consistente, tal qual como se deu com o fim do comunismo, que, ainda bem, se foi, deixando o caminho livre para a hegemonia do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações!!
Obrigado por seu comentário, ele é muito bem vindo. Desejo deixar claro que publicarei apenas os comentários que não possuam conteúdo discriminatório de qualquer tipo e que não façam uso de palavrões ou termos de igual categoria. Comentários sem nome e e-mail para contato não são bem vindos.
No mais, aproveite para conversar e trocar ideias à vontade.
Um abraço.
Wilson Pessanha